Lead Time
- palomatoledoas
- 3 de set. de 2020
- 2 min de leitura
VOCÊ SABE O QUE É LEAD TIME E QUAL A IMPORTÂNCIA DELE PARA O SEU NEGÓCIO?

Lead time pode ser traduzido como “tempo de espera”, ou seja, o tempo desde o início da produção com a realização do pedido até a produção finalizada do produto pela empresa. Na área logística, seu significado se amplia e torna-se um pouco mais complexo.
De maneira resumida, podemos dizer que, no ramo logístico, o lead time é o tempo que engloba desde a produção de uma mercadoria até sua transformação em produto final. Tem como objetivo obter um cálculo mais preciso sobre os processos de transformação, armazenamento e transporte de insumos.
Nesse sentido, podemos determinar como pontos chave:
- O processamento dos pedidos;
- A resposta do fornecedor;
- A movimentação de insumos — como, por exemplo, do fornecedor para a fábrica —
- Os inventários;
- As linhas de produção e montagem;
- E dos produtos finalizados até o cliente final;
- Entrega do produto.
Agora que você viu os principais pontos que compõem o lead time, será necessário calculá-lo. Para isso, recomendamos que você:
Liste todos os produtos exigidos para realização de um trabalho: Tudo mesmo, desde as matérias-primas utilizadas na fabricação até os demais elementos necessários nas instalações e reparos devem ser considerados.
Tenha em mente qual será o tempo necessário para a aquisição dos insumos: Tal fator é determinado por uma série de aspectos, como distância entre a indústria e os fornecedores. Atenha-se aos finais de semana, feriados e horários de entrega. Já que diversas empresas realizam seus trabalhos apenas em dias úteis. Além disso, realizar uma previsão de demanda facilitará este processo.
Para ter mais previsibilidade no seu lead time escolha o elemento que possui maior prazo para acontecer. Com as informações dos itens que levarão mais tempo para concluir você terá maior ideia do maior tempo que leva para obter um insumo ou realizar um processo. Aplicando a esse tempo uma margem de segurança você estará resguardado para eventuais imprevistos em seu processo produtivo.
Dentro do seu negócio defina o período para a finalização: Seja em dias ou horas, após realizar os processos acima, será necessário determinar quando o produto ou serviço será finalizado, some a esse tempo o quanto a entrega irá demorar para chegar ao cliente final e você terá o lead time do seu produto.
Autor: Weslley Gonçalves




Comentários