Gráfico de Controle e como fazer a sua análise
- Renan Lamas

- 23 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2020
Seja a dimensão da peça de uma fábrica ou até mesmo o tempo de preparo de um sanduíche em um fast food, esses são alguns parâmetros bem importantes, mas como podemos utilizar essa metodologia para determinar como está nossa linha de produção?
O gráfico de controle é uma das sete ferramentas da qualidade que podem nos auxiliar nessa verificação, ele não é utilizado para saber se uma única peça ou lote de peças está dentro de acordo e sim avaliar um conjunto de dados e seu processo, ele nos dirá se esse processo está controlado, se nossa técnica de produção é precisa ou está com uma grande variação.
Vamos usar como exemplo uma fábrica que produz chapas de metal com 150 cm de comprimento desejado e ao longo do seu dia (2 turnos de 8 horas), foram coletados os dados abaixo.

Para essa técnica é preciso ter um histórico de dados, porque a partir dele conseguiremos montar um gráfico como o abaixo, composto de uma Linha Central (LC), o Limite Superior de Controle (LSC) e o Limite Inferior de Controle (LIC), que são os componentes do Gráfico de Controle.

O que queremos é que nossos dados estejam dentro desses limites, podemos ver que quando colocamos nossos dados no gráficos, todos estão dentro deles, mas será que isso é o suficiente?

Se analisarmos com calma, poderemos ver como as dimensões da chapa alternaram muito ao longo da jornada de 16 horas, uma hora estavam abaixo, rapidamente subiram e logo em seguida desceram e isso nos mostra que apesar delas estarem dentro de nossos limites, nosso processo não está tão controlado assim, o comportamento deveria ser mais sutil e com menos inversões ao longo do dia, como o gráfico abaixo.

Outro possível cenário é quando alguns de nossos dados superam o limite, como acontece abaixo, mas o que devo fazer então? Mando parar a minha produção? Parar a produção é algo muito radical e pode ocasionar em altos prejuízos, nesse caso a melhor opção é reunir sua equipe e preparar um estudo, para saber o que tem causado as variações no seu parâmetro.

Talvez você esteja se perguntando em como achar a Linha Central e os Limites para a sua realidade, nós da Caladrius Consultoria estamos com uma campanha de apoio para pequenas e médias empresas, fornecendo serviços de consultoria gratuitamente. Então entre em contato conosco e podemos te ajudar a aplicar essa ou outras ferramentas.




Comentários