Clínica de Nefrologia de Matão sai de um cenário administrativo difícil para um atual mais rentável
- palomatoledoas
- 22 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Devido a circunstância da escassez de recursos acerca dos tratamentos de hemodiálise, a gestão desses serviços muitas vezes é vista como de má qualidade. Mas a verdade é que essa dificuldade ultrapassa as questões do gerenciamento de uma única clínica, se expandindo para todo o país.
O não reajuste da inflação desde 2009 até 2020 pelas instâncias públicas acerca do custo demandado por cada sessão hemodialítica, interfere massivamente na forma como esse serviço é entregue a população que o necessita, e consequentemente a maneira como determinada organização será vista perante essa prestação.
Esse contexto atingiu um de nossos clientes, que além da necessidade de compreender o processo administrativo em condições normais, tinha que lidar ainda por cima com os entraves mencionados.
O primeiro passo foi compreender os processos envolvidos na clínica e identificar as pessoas responsáveis pela operação.
Depois, tivemos que recorrer aos responsáveis para organizar o máximo de informações possíveis sobre a operação e disponibilizá-los de maneira transparente aos funcionários e gestores, observamos que é comum que as empresas possuam relatórios sobre suas operações mas não façam análises sobre os dados obtidos.
Se você possui dados sobre a quantidade bruta de medicamentos consumidos por mês, é necessário ter parâmetros sobre quanto seria o esperado, qual foi a taxa de uso por paciente e acima de tudo, tomar cuidado ao propor qualquer mudança, pois está lidando com vidas humanas e não vai querer que faltem medicamentos em uma situação de emergência.
A dificuldade em realizar as análises também se dá na dificuldade de organizar os dados e torná-los úteis para a gestão, após tratar essas informações com o auxílio da tecnologia, conseguimos obter os indicadores e propor melhorias nos processos.
Resultados:
Descobrimos que o valor negociado do serviço estava 26,4% menor que o necessário para manter as operações da clínica e que se o quadro se mantivesse, significaria a falência do empreendimento, perante os indicadores, foi possível ajustar os valores e alcançar a recuperação saudável do negócio.
O controle realizado também permitiu a correção de falhas no atraso de contas e nos procedimentos padrões de acompanhamento de pacientes por parte de profissionais de saúde levando a reduções de 13,42% nos custos com pacientes.
Atualmente, o grupo junto à Caladrius investe em tecnologias para garantir a segurança e a saúde dos pacientes e também têm desenvolvido novas parcerias junto a centros de saúde, inclusive no combate à COVID-19, isso demonstra novamente o quanto o uso adequado de dados serve como uma bússola para navegar em um mar tempestuoso que se chama mercado.
E você, anda enfrentando alguma dificuldade no seu negócio? Que tal entrar em contato com a gente e descobrirmos juntos a melhor maneira de te ajudar? Mande uma mensagem para o nosso whatsapp (14) 99745-4279.
Comments