A sua empresa consegue sobreviver a transformação digital?
- palomatoledoas
- 30 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A teoria dos 6 D's de Peter Diamandis te ajuda a entender as consequências que a transformação digital tem proporcionado nas nossas vidas, e o olhar que as empresas devem ter diante desse cenário.

Vivemos em um mundo exponencial cercado pelo crescimento de novas tecnologias cada vez mais desenvolvidas, e que desafiam a sabedoria humana. Encontrar um modo em que você consiga utilizar essas inovações ao seu favor, ao invés de deixar elas comprometerem o seu negócio é uma vantagem competitiva que deve ser adquirida por muitos empresários.
Pensando nisso, Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, criou o modelo dos 6 D's do Crescimento Exponencial, ajudando pessoas e empresas a alcançarem a evolução. Eles são compreendidos em: digitalização, decepção, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização.
1. Digitalização
Um processo ou produto pode ser digitalizado, ou seja, passar do meio físico para o digital. Caso isso aconteça ele passa a adquirir um poder exponencial, disseminado em alta velocidade para várias pessoas. Um exemplo desse item é a Kodak, empresa que proporcionava captação de imagens armazenando-as em papel. Por não modificar o seu modelo de negócios enxergando a digitalização, ela foi passada para trás.
2. Decepção
Decepção é um processo do crescimento exponencial o qual causa desanimação por parte das pessoas, pois, mudanças nem sempre são bem-vindas e se agarrar em um retorno financeiro certeiro através de algo tradicional traz mais segurança.
3. Disrupção
A disrupção quando incrementada as tecnologias permite o surgimento de inovações que criam um mercado abalando outros existentes. A disrupção tende a ser vista muitas vezes como insignificante, pois sucede do processo de decepção que leva a desistência.
4. Desmaterialização
O que antes era físico passa a ser digital, portanto, se desmaterializa. Filmes fotográficos perderam força e hoje são praticamente inexistentes, bem como, gravador de voz digital, reprodutor de vídeo, reprodutor de música, etc.
5. Desmonetização
Esse processo consiste em tornar um produto ou serviço muito mais barato, ou até mesmo gratuito. Um exemplo desse desenvolvimento é a Uber que revolucionou o setor de transporte, principalmente os táxis, a um preço muito mais acessível.
6. Democratização
A fase final do crescimento exponencial é a democratização, quando todos adquirem acesso a algo. Os objetos são transformados em bits, inseridos em uma plataforma digital em alta escala e seu preço chega a se aproximar de zero.
Agora compreendemos o quanto o crescimento exponencial é poderoso, e o quanto ele deve ser internalizado naqueles que desejam empreender.
Estarmos cientes dessa realidade nos permite acompanhar o ciclo de vida de uma tecnologia em crescimento exponencial, para assim conseguirmos interpretar suas fases ao nosso favor. É um trabalho difícil, mas que vale muito a pena ser pensado pelos empreendedores.
Não esqueça de salvar esse artigo e resgatá-lo para analisar se o seu negócio está caminhando rumo a esse crescimento!




Comentários